OUTUBRO ROSA
Na tarde desta quarta-feira, 26, servidores da Câmara Municipal de Embu-Guaçu se uniram em prol do combate ao câncer de mama, principal objetivo da campanha outubro rosa.
A ação foi incentivada pela Chefe de Divisão Legislativa, Tassia Alves Luz, que reiterou a importância da campanha "o Outubro Rosa é mês de conscientizar, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, como forma de diminuir a mortalidade pela doença", afirmou.
Confira todas as fotos clicando aqui.
Conscientização:
No Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o país, de acordo com dados do INCA.
Mortalidade:
Em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama, sendo o principal tipo da doença que leva mulheres a óbito. Projeções do INCA até 2030 apontam para a estabilidade das taxas de mortalidade entre 30 e 69 anos. Uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030 é reduzir em um terço das mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer. A Organização das Nações Unidades (ONU) estabelece uma meta de redução de 30% desse tipo de câncer em todo mundo. (Ministério da Saúde - Governo Federal)
A campanha Outubro Rosa é uma lembrança de que as mulheres precisam se cuidar e fazer exames como uma forma de prevenção. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o prognóstico.
Fonte: CMEG